TAPETES QUE PODEM SER MOLHADOS
É possível usar tapetes em áreas externas descobertas e varandas, ou então em ambientes molhados, como cozinhas, áreas de serviço e banheiros, sem ter que se preocupar em tirar o tapete quando chove ou ficar lavando a peça na máquina o tempo todo.
Basta que o tapete seja feito de um material lavável, ou seja, que possa ser molhado. Outras opções seriam:
– Desenhar um tapete no piso;
– Usar produtos para impermeabilização no tapete à base de nanotecnologia.
Mas se a ideia for usar um tapete que já venha impermeabilizado e que possa ser removido quando necessário, existem algumas opções:
Tipos de tapetes laváveis
Os tecidos laváveis para tapete têm sempre uma textura emborrachada e macia, pois são feitos de materiais como vinil, polipropileno, PVC, entre outros. Mas alguns deles são mais brutos, com aspecto de borracha, enquanto outros têm textura mais trabalhada, imitando sisal ou outros tecidos trançados.
Tapete lavável – Imagem: Etna
Nesses casos, o aspecto é igual ao dos tecidos permeáveis, apenas com temperatura e texturas diferentes, além do fato de poderem ser molhados e também ficarem expostos ao sol.
Capacho de vinil – Imagem: Aliexpress
Outra opção é a grama sintética recortada no desenho e tamanho que se quiser, já que ela é molhável e também permeável. Nesse caso é aconselhável, no entanto, usar gramados sintéticos mais grossos ou então prender as pontas do tecido no chão com velcro, para que elas não fiquem virando para cima.
Tapete lavável – Imagem: Etna
Quando usar tapetes laváveis
Os tapetes com aspecto mais evidentemente emborrachado, como os de vinil, são ideais para capachos ou áreas internas molhadas, como cozinhas, áreas de serviço ou banheiros, enquanto os trabalhados com desenhos e trançados mais elaborados são ideais para varandas, decks descobertos ou até mesmo quartos e salas que fiquem em contato direto com água ou até mesmo com sujeira, já que eles são mais fáceis de limpar.
Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/tapetes-que-podem-ser-molhados/