POR QUE SAI CARO NÃO CONTRATAR UM ARQUITETO

O projeto de arquitetura é basicamente uma idéia, entregue na forma de desenhos,  e idéias são muitas vezes desvalorizadas em relação àquilo que é mais palpável. Isso faz com que a etapa de contratar um arquiteto seja pulada, o que leva a consequências como a ineficiência dos espaços ou então o aumento dos gastos, o que é no mínimo irônico considerando que a intenção inicial era justamente economizar.

Um bom planejamento pode reduzir os custos de execução, já que minimiza a quantidade de erros durante a obra, e as próprias idéias, se desenvolvidas com essa finalidade, podem fazer com que as funções sejam cumpridas da melhor forma com o menor gasto possível. É uma questão, na verdade, de sair das soluções convencionais, se preciso, através de soluções mais bem pensadas e eficientes. O conforto e a harmonia estética também não precisam ser baseados em excesso de material e de informações, como muitas vezes acontece, e sim no equilíbrio entre as formas, cores e materiais.

Ao construir, algumas preocupações com o espaço ocupado pela casa e a adequação ao entorno podem evitar futuros problemas de manutenção e até uma eventual reforma.

contratar arquiteto

Tudo isso depende da existência do projeto arquitetônico, e também de uma preocupação do arquiteto com todos esses pontos, o que não necessariamente existe no trabalho de qualquer um. Então vale sempre a pena pensar no assunto antes de trocar a contratação de um bom profissional pela tentativa de resolver sozinho ou então pela escolha de um serviço baseado somente em preço. Pelo bem dos resultados e até mesmo do bolso.

Texto: Arquiteta Fernanda DG

 

Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/por-que-sai-caro-nao-contratar-um-arquiteto/