Quer uma reforma rápida? Use piso vinílico.

Quer mudar o piso da sua casa, mas não quer encarar o quebra-quebra, poeira e dor de cabeça, comuns a esse tipo de serviço? Precisa de uma instalação rápida e um produto barato?

Foto: Elegancy
Sendo assim, hoje vamos falar do piso vinílico.
O piso vinílico é um piso feito de PVC, resinas vinílicas e minerais, é um material semiflexível, apresenta uma grande diversidade de cores, texturas e padrões.
 
Foto: Tarket
O piso vinílico é bastante resistente e durável, a maioria dos fabricantes oferece até 15 anos de garantia ao produto. Ele não empena e nem dilata, é um ótimo isolante acústico, pois absorve os impactos dos passos, ideal para criar conforto térmico, pois não esquenta nem esfria. Tem maior resistência á umidade do que pisos laminados de madeira ou carpete de madeira, por exemplo. É antialérgico e fácil de limpar.
Foto: Casa Center
É muito utilizado em áreas comerciais, hospitais, escolas, academias e ambientes corporativos. Pode ser aplicado tanto em pisos como em paredes, existem linhas de produtos para áreas secas e também molhadas, mas não são recomendados para áreas externas, pois não é resistente á intempéries.
O piso vinílico pode ser fornecido de três formas diferentes: em placas, em réguas e em manta, sendo que a escolha vai depender do ambiente a ser instalado, é vendido por metro quadrado.
Foto: Uol
As mantas vinílicas são mais largas e compridas, ideais para serem usadas em áreas mais amplas, como andares corridos, pois facilita a aplicação, garantindo um piso totalmente uniforme e com poucas emendas.
As placas e réguas vinílicas usam-se em ambientes menores, para garantir mais uniformidade ao piso aplica-se solda quente nas emendas.
Foto: Pisos BH
São geralmente colados ao piso com adesivos fornecidos pelo fabricante, há também alguns fabricantes que fornecem o encaixe tipo macho-fêmea para os formatos em régua.

A grande vantagem do piso vinílico é ter uma instalação muito simples, além disso, na maioria dos casos, ele pode ser aplicado sobre um revestimento existente dispensando a remoção, desde que se tome alguns cuidados.

Foto: Construindo minha Casa Clean
A instalação do piso vinílico é fácil, rápida e limpa, mas exige que o contrapiso esteja sem nenhuma imperfeição. Ele precisa estar limpo, liso, firme, seco e nivelado. É preciso avaliar as condições de umidade do local.
O instalador normalmente avalia estas ou outras condições do contrapiso e indica uma eventual correção caso necessário.
Antes de instalar, aplica-se sobre o contrapiso uma massa niveladora feita de uma mistura de cimento e cola PVA.
Você mesmo pode aplicar as réguas e placas de piso vinílico, usando as suas habilidades de bricolagem, mas é importante saber que a ABNT recomenda que as mantas vinílicas sejam instaladas por mão de obra especializada, pois as emendas exigem equipamento profissional.
Se for aplicar o piso vinílico sobre cerâmica, porcelanato basta aplicar a massa niveladora, para que as imperfeições e juntas do piso (rejunte) não apareçam no revestimento flexível.
Foto: Eckofloor
Porém, se a cerâmica ou o porcelanato forem do tipo brilhante, antes da massa niveladora será usado um primer para melhorar a aderência à base.
O desnível do piso após a aplicação do piso vinílico é mínima, em torno de 6mm, o que elimina a necessidade de corta na base das portas.
Foto: Pisotérmico
No caso de uma base de cimento queimado muito lisa, a etapa inicial do serviço é picotar o piso para criar sulcos e só em seguida aplicar a massa niveladora aderir.
Se o piso existente for de madeira ou laminado, eles terão que ser retirados, já que, como são naturais, troca umidade com o ambiente e ao aplicarmos o piso vinílico esta troca é impedida causando o seu empenamento ou até mesmo o seu apodrecimento.

Se for carpete, também será preciso retirar antes.

Foto: Arquitrecos
Nos casos de aplicação sobre outro piso não será possível preservar o piso original.
Quando você o retirar, a cola usada na instalação provavelmente terá prejudicado o piso que estava embaixo.
No caso de um aluguel, em que você tem que devolver a casa com o piso que estava – é melhor optar por réguas vinílicas de encaixe.
A limpeza do dia a dia é feita com vassoura de pelo ou rodo com pano úmido, para a faxina pesada, pode-se usar detergente neutro ou cera incolor indicada para esse tipo de material.
Evite saponáceos, solventes e produtos abrasivos. Não mergulhe o piso em água, molhando, seque em seguida.
Seu custo benefício é bastante vantajoso, já que seu preço varia entre R$70,00* e R$170,00/m²*.