COMO CRIAR O EFEITO “TOM SOBRE TOM”

29 de março de 2017 - 21:25

Uma expressão bem comum ao se falar de combinação de cores na decoração é o tal do “tom sobre tom”, que é a mistura de várias cores com a mesma tonalidade.

O que nem sempre se sabe, no entanto, é o que isso significa de fato. A tonalidade de uma cor é sua base de formação, ou seja, a quantidade de cada cor que entrou na sua composição. O verde, por exemplo, que é a mistura do azul com o amarelo, pode ter mais amarelo ou mais azul na sua composição e continua sendo sempre verde. Mas essa quantidade determina a tonalidade desse verde. Existem então verdes mais amarelados ou mais azulados, beges mais acinzentados ou mais alaranjados, e assim infinitamente.

E para criar o efeito de tom sobre tom é importante que essa tonalidade seja mantida, variando apenas na intensidade. Isso significa, em termos mais simples, que o que varia é apenas o quanto cada cor utilizada é mais clara ou escura do que a outra. Não é, então, qualquer verde que combina com outro verde, ou qualquer cinza que combina com outro cinza.

CORES PANTONE

E se for usada a mesma cor em tonalidades diferentes? [continuar lendo]