VIDRO QUE BLOQUEIA O CALOR
Normalmente as grandes aberturas de vidro deixam entrar a luz e ao mesmo tempo o calor, funcionando como se fossem estufas quando os ambientes não estão muito bem ventilados.
Mas existe uma alternativa para permitir a entrada apenas da luz, bloqueando grande parte do calor, que é utilizar o vidro com proteção solar.
Com ele é possível caprichar nas aberturas de vidro nas paredes sem ter que se preocupar em criar grandes varandas ou coberturas para proteger da luz solar, e é possível também colocar vidro na cobertura em locais mais quentes, criando espaços bem iluminados e com sensação de amplitude.
Imagem: 3M
Como funciona o vidro que bloqueia o calor
O vidro com proteção solar é na verdade um vidro comum, que pode ser de vários tipos, como simples, temperado, laminado, duplo ou refletivo. (Ver também: “Tipos de Vidro”). A diferença é que ele é coberto com um material que o protege em até 78% do calor externo e de até 99% dos raios UV, que são prejudiciais à pele e estragam os materiais de dentro dos ambientes, fazendo com que eles desbotem.
Essa camada, conhecida como película climatizada, é composta por óxidos metálicos como titânio e níquel, utilizados através de nanotecnologia, que é a manipulação dos materiais a nível atômico, ou seja, em escala muito pequena.
O resultado da proteção dessa película é a redução do calor interno dos ambientes em até 10 graus em relação à temperatura externa, e o aumento da luz natural com a redução de calor resulta, por sua vez, em uma economia de 15 a 27% na conta de energia, com a redução do uso de luz artificial e de ar-condicionado.
Imagem: Ace Películas e Laminados
Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/vidro-que-bloqueia-o-calor/