REFORMANDO MÓVEIS DE MADEIRA

29 de abril de 2017 - 16:20

Existem várias formas de reformar móveis de madeira quando eles estão desgastados ou simplesmente para dar a ele um novo visual.

Reformando móveis com pintura

Pintar móveis não é difícil, mas envolve várias questões que devem ser analisadas na hora de escolher os materiais e a forma de pintar. Algumas dúvidas comuns são:

– Qual tinta usar para pintar móveis de madeira?

A melhor tinta para pintar móveis e objetos de madeira em geral é a tinta esmalte. Outras tintas podem ser utilizadas também, como a látex ou a acrílica, mas a esmalte foi feita para ser usada na madeira ou no metal, então ela cobre a peça mais facilmente e tende a durar mais. A tinta esmalte pode ser comprada em latas e aplicada com rolo ou pincel, sendo que o rolo funciona melhor para deixar o acabamento liso, ou então pode ser comprada em embalagem spray, para facilitar a aplicação.

reformando móveis

– Precisa lixar o móvel antes de pintar?

O móvel precisa ser lixado se estiver com verniz. Isso precisa ser feito para garantir a aderência da tinta no móvel, que é melhor fixada quando a textura é mais áspera, além de retirar pequenas imperfeições que possam existir na peça. Outra alternativa que substitui a lixa no caso de móveis lisos é passar uma tinta conhecida como “batida de pedra”, que é usada em algumas partes do carro, principalmente nas partes de baixo do motor. Ela confere uma textura mais áspera e absorvente ao móvel, como se ele tivesse sido lixado. Mas nesse caso é preciso aguardar a tinta secar por pelo menos 24 horas até que a tinta esmalte possa ser aplicada. [continuar lendo]