PROJETO DE HOTEL SUSTENTÁVEL FEITO COM BAMBU

5 de Março de 2017 - 00:47

O projeto deste hotel foi feito pelo escritório de arquitetura Penda, na China, e foi chamado de “One With the Birds” ou “Um Com os Pássaros”, devido ao conceito de integração com a natureza, simulando a vida no meio das árvores.

Ele foi criado para um concurso, com quatro premissas principais: Sustentabilidade, flexibilidade e conforto.

hotel de bambu 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A sustentabilidade veio principalmente do uso do bambu, um recurso natural facilmente renovável e de pouco impacto ambiental.

hotel de bambu 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A flexibilidade se dá graças à forma como os bambus são utilizados para compor a estrutura, apenas entrelaçados com  cordas, sem recortes ou furos, permitindo que as peças possam ser eventualmente utilizadas para outra finalidade ou em outro local, com a alteração do layout.

hotel de bambu 6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E o conforto é alcançado por essa mistura com a natureza, que proporciona um desempenho térmico muito eficiente, além da disposição das paredes de vidro bem protegidas do excesso de luz e calor através das varandas e decks.

hotel de bambu 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro fator que aumenta a sustentabilidade e a versatilidade ao mesmo tempo é o fato da estrutura se adaptar a desníveis no terreno sem a necessidade de fundações especiais, facilitando a execução e reduzindo o impacto no terreno. [continuar lendo]