PAINÉIS PARA COBRIR REVESTIMENTOS EXISTENTES
O material conhecido como PRFV (Plástico Reforçado com Fibra de Vidro) é composto, como diz o nome, por um plástico do tipo poliéster misturado com a fibra de vidro.
Essa mistura, quando utilizada na forma de chapas, se transforma em uma ótima opção de revestimento para paredes internas ou externas, mesmo se já existir algum outro material instalado, como azulejos, mármores, chapas de aço, argamassas ou painéis de fibrocimento. Também pode ser aplicada diretamente sobre blocos de concreto ou sobre paredes pintadas.
Imagem: Fibralit, fabricante dos painéis Fibralit Conceptum
Embora possa ser utilizado no revestimento interno de piscinas, o PRFV não é indicado para o revestimento de pisos por não ser muito resistente a impactos, como o vidro por exemplo. Embora seja muito resistente em todos os outros aspectos, ele é muito fino e por isso pode trincar em caso de impactos fortes.
Imagem: Fibralit, fabricante dos painéis Fibralit Conceptum
Principais vantagens do revestimento com chapas de PRFV:
– Alta resistência química, permitindo que as placas sejam instaladas inclusive em banheiros ou piscinas, já que podem ser molhadas, além de serem boas para evitar alergias, já que não acumulam fungos ou bactérias.
– Espessura reduzida (de 1,5 a 2,5mm), mesmo ao final da instalação, já que as chapas são muito finas e não necessitam de argamassa para serem fixadas nas paredes.
– Leveza do material, facilitando o transporte. As placas de PRFV pesam mais ou menos a metade do alumínio, que já é um material leve.
– Facilidade de aplicação, graças à leveza das peças e ao fato de ser uma instalação seca, feita com parafusos.
– Alta durabilidade, podendo durar por décadas sem necessidade de manutenção além da limpeza comum.
– Bom custo benefício, pois não são tão caras se comparadas com os benefícios que proporcionam.
Imagem: Bulltrade, fabricante dos painéis Fiberbull
Acabamento das chapas de PRFV
As chapas não precisam receber pintura, embora possam ser preparadas para isso. Normalmente é utilizada uma resina para vedação das peças e também um material conhecido como gel coat, que deixa o revestimento protegido e brilhante.
Imagem: Fibralit, fabricante dos painéis Fibralit Conceptum
Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/paineis-para-cobrir-revestimentos-existentes/