IMPRESSORAS 3D DEIXAM A CONSTRUÇÃO RÁPIDA E BARATA

Você já ouviu falar das impressoras 3D? Elas são uma inovação tecnológica que permite criar objetos tridimensionais com uma máquina que modela as peças feitas por um projeto digital, ou seja, no computador.

Essa novidade já está sendo usada na construção civil, e promete revolucionar a realidade nesse meio, inclusive servindo para erguer coletivos habitacionais de boa qualidade ou então refazer os abrigos destruídos em catástrofes naturais, já que ficam prontas em pouquíssimo tempo e custam menos do que os sistemas mais convencionais, como a alvenaria por exemplo.

Como funcionam as construções com a impressora 3D

Para construir com a tecnologia “Contour Crafting“, como foi nomeada, são necessárias grandes máquinas que funcionam como robôs, aplicando o material na forma definida pelo projeto no computador. Esse material pode ter várias composições, sendo uma delas é o concreto reciclado, utilizado pela Winsun New Materials, empresa chinesa que constrói 10 casas em apenas 24 horas, com mais alguns dias de formulação no escritório. Segundo a empresa, o custo de cada uma dessas casas, com aproximadamente 60 metros quadrados, fica na faixa de 5 mil dólares.

Enquanto uma casa vai sendo erguida pela máquina, os construtores já vão colocando os acabamentos em outra, agilizando o processo ainda mais.

Quais as vantagens

As principais vantagens desse sistema construtivo são o preço e a rapidez, mas existem outros benefícios como a redução do impacto no meio-ambiente, já que não existe desperdício e parte do material utilizado pode ser reciclado, e também a excelente resistência que confere às construções, que ficam mais fortes do que se fossem feitas com tijolos.

Imagem de capa: Contour Crafting

 

Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/impressoras-3d-deixam-a-construcao-rapida-e-barata/