DICAS PARA A COZINHA PEQUENA

A cozinha pequena precisa de alguns cuidados especiais para ter o espaço bem aproveitado, de maneira a ser funcional e ao mesmo tempo ter espaço suficiente para guardar tudo que é preciso.

Quantos armários suspensos colocar na cozinha pequena

O primeiro impulso que se tem quando a cozinha é pequena, para aproveitar bem o espaço disponível, é encher a parede de armários. Mas isso pode gerar muitos inconvenientes, como a sensação de enclausuramento, o incômodo de bater a cabeça na parte de baixo dos armários na hora de usar a pia ou a bancada, ou a dificuldade de alcançar os objetos nas partes mais altas dos armários. Para dosar todas as necessidades de maneira equilibrada, algumas soluções possíveis são:

  • Fazer armários suspensos que cheguem perto da bancada, deixando apenas 50cm livres, aproximadamente, porém com profundidade reduzida, de cerca de 30cm apenas. Assim a área interna permanece praticamente a mesma, mas de uma forma que impede de bater a cabeça nas quinas inferiores dos armários e que dá mais sensação de espaço.
  • Não fazer os armários suspensos até o teto, e sim deixando um espaço que pode ser deixado vazio ou então receber potes ou outros objetos de menor uso. Essa solução deixa o visual mais leve, já que deixa algumas paredes visíveis, mesmo se forem colocadas caixas ou potes na parte de cima. Além disso, o espaço que ficaria fechado na parte superior acaba sendo usado para guardar objetos de pouco uso, que muitas vezes poderiam ser reaproveitados ou descartados.

cozinha pequena - dwellImagem: Dwell

  • Liberar a parte de cima da bancada, compensando o espaço de armários em outra parede, se existir, onde podem ser feitos armários em toda a parede, com torres de eletrodomésticos e uma despensa alta, por exemplo. A robustez dessa parede cheia de informações não chega a pesar na cozinha caso a outra parede esteja livre, sem armários na parte superior. O que não fica legal é encher de armários todas as paredes disponíveis, aglutinando o espaço em todas as regiões.
  • Barras para pendurar talheres e outros acessórios podem ser usados na parede atrás da pia ou do fogão, no lugar dos armários. Essa solução deixa o visual da cozinha pequena mais leve, já que ocupa bem menos espaço, e é também mais econômica, embora possa conferir um estilo “gourmet” ao ambiente.

cozinha pequena - home tree atlasImagem: Home Tree Atlas

Como gerar sensação de espaço na cozinha pequena

Alguns truques gerais podem ser usados para criar sensação de amplitude na cozinha pequena, como o uso de móveis transparentes e de formas leves.

cozinha pequena - hgtvImagem: HGTV

Quanto às cores, é comum que se diga que cores mais claras ampliam os ambientes, mas isso é verdadeiro só até certo ponto. Se for usada de maneira estratégica e pontual, a cor escura pode servir para ampliar os ambientes. Na cozinha pequena, um lugar específico onde ela pode ter esse efeito é na parede do fundo da bancada, acima dela e abaixo do armário superior, pois nesse local a cor escura cria ilusão de profundidade, dando a impressão de que a parede está mais recuada do que realmente está. E por ter armários na parte superior e na inferior, a superfície de cor escura fica reduzida, com o foco sendo puxado para os armários saltados para a frente. O mesmo acontece com armários escuros contrastando com bancadas e paredes bem claras. O importante, então, é o contraste, que faz com que as partes escuras fiquem menos chamativas. [continuar lendo]