Como deve ser o Posicionamento digital do arquiteto


Descubra como desenvolver sua imagem de marca e atrair novos clientes por meio desses conceitos básicos, e fácil de aplicar em sua estratégia de marketing para arquitetos.

Um arquiteto, especialmente quando ele está começando, precisa ser conhecido, para assim atrair novos clientes. Desta forma, o Marketing Digital desempenha um papel fundamental para alcançar estes clientes.

Por isso, vamos analisar as diferentes formas de posicionamento digital para Arquitetos que você deve implementar para obter um resultado bem-sucedido na Internet.

Como deve ser meu site corporativo?

Se você não sabe como começar, lembre-se desses conceitos básicos para iniciar seu site corporativo.

Em qualquer caso, recomendamos que você contrate um web designer ou soluções online (estes tem um ótimo custo-benefício e rapidez) para que sua presença na Internet seja mais profissional.

  • Uso do WordPress em hospedagem privada.
  • Contrate uma hospedagem e compre domínios
  • Escolha um modelo wordpress que seja responsivo (adaptado a computadores, tablets e telefones celulares) e simples.
  • Analise as páginas da web das suas referências profissionais.
  • Crie no papel como você deseja que seu site seja.

Como posso ser encontrado no Google?

Aqui dois conceitos diferenciados entram em jogo: SEO (Search Engine Optimization) ou Posicionamento no Google e se você tiver um estúdio ou um escritório, o Google My Business.

Vamos começar com o mais fácil e imediato.

Registre-se no Google Meu Negócio

O Google My Business (Google Meu Negócio) é um aplicativo gratuito do Google no qual você pode registrar sua empresa, desde que tenha um endereço físico.

Quando alguém pesquisar nas características do Google por empresas em sua cidade, você aparecerá nos resultados do Google Maps.

Alta em sites de arquitetos

Se você ainda não tem seu próprio site ou mesmo se já o possui, é sempre bom contar com sites de terceiros onde podemos nos registrar para anunciar nossos serviços,

A coisa boa sobre esses portais é que eles tendem a ter uma posição melhor no Google do que no nosso site e podemos alcançar nossos clientes mais rapidamente.

Em quais redes sociais devo ter presença?

Dependerá muito de quem é seu público-alvo.

  • Se seus clientes são outras empresas ou profissionais, você deve estar no LinkedIn.
  • Se seus clientes são privados, o Pinterest e o Instagram são ótimos aliados.

Apesar de preferirmos ficar com o Instagram por causa do boom que está tendo e porque é uma rede social muito visual, perfeita para mostrar nossos trabalhos de arquitetura.

Linkedin

Esta rede social é recomendada para o desenvolvimento da imagem de marca e plataforma para possíveis colaborações profissionais.

Recomendações:

  • Crie um perfil de empresa específico para sua marca, com uma descrição da empresa e dos serviços que você oferece.
  • Publique os posts do blog e novidades interessantes do setor dentro do perfil da empresa.
  • Compartilhe notícias relevantes de terceiros.
  • Publique em grupos relacionados ao setor.
  • Invista em publicidade nos Anúncios do LinkedIn para alcançar seus clientes em potencial diretamente.

Instagram

O Instagram é uma rede social muito visual onde a arquitetura, a decoração e o design de interiores são muito bem recebidos.

Recomendamos acompanhar o perfil de profissionais que tem destaque para chegar à rede com sucesso

Mantenha contato com seus clientes e confie neles

O marketing de E-Mail pode ser uma das ferramentas mais poderosas do Marketing Digital para divulgar os serviços que oferecemos e para oferecer informações regulares aos nossos assinantes/clientes.

Coleção de e-mails

Por esse motivo, a captura de e-mails se torna uma tarefa fundamental dentro da estratégia digital. Como podemos fazer isso?

  • Oferecer download gratuito de e-Book através da plataforma Web em troca de dados de contato (Nome + e-mail).
  • Convite para Subscrição de Newsletter do Blog (rodapé da web, barra deslizante do blog e no final de cada post)
  • Estratégia de Marketing E-Mail

Mailchimp, uma ferramenta perfeita

O Mailchimp é recomendado como uma ferramenta de e-mail marketing devido à sua facilidade de uso e benefícios. É grátis até 2.000 e-mails.

Do WordPress existem plugins para integrar o Mailchimp para que os assinantes sejam armazenados diretamente no Mailchimp.

  • Mantenha listas separadas do Mailchimp para clientes e assinantes de blogs.
  • Lançar suas campanhas de marketing por e-mail
  • Boletim informativo mensal enviado aos assinantes ou clientes com um resumo das notícias sobre sua empresa e os conteúdos mais relevantes do mês.

Além disso, boletins informativos pontuais podem ser enviados aos clientes caso desejemos comunicar um novo serviço.

Invista em publicidade on-line

Para desenvolver sua imagem de marca, você pode confiar nas ferramentas de publicidade oferecidas pelas redes sociais, como anúncios no Facebook, no Instagram, do LinkedIn e claro, do Google.

O importante é segmentar muito bem quem é seu público-alvo e definir os objetivos que você deseja alcançar com o anúncio:

Desenvolva sua imagem de marca

  • Atrair visitas para seu site.
  • Solicitar que os usuários preencham um formulário de contato…

O Google Ad Words também pode ser uma boa opção para anunciar e garantir que você apareça nos primeiros resultados da pesquisa do Google.

Autor: Portal do Arquiteto.