Arquitetura e tecnologia

A tecnologia está mudando a arquitetura. No atual mundo do design computacional, os arquitetos estão buscando novas fronteiras, onde a arquitetura pode ser gerada através da escrita de algoritmos e software, bem como, mecanismos físicos interativos podem ser construídos para responder ao ambiente, adaptando-se e evoluindo conforme necessário.

A adoção da tecnologia na prática arquitetônica, sem dúvida, não só permitiu que essa criatividade fosse mais facilmente alcançada, mas também que a indústria estendesse sua proposta de negócios muito além de sua função tradicional de projeto e construção.

Os arquitetos agora têm o potencial de se tornarem provedores de serviços completos, criando novas fontes de receita e relacionamentos contínuos com os clientes, através da incorporação de novas tecnologias dentro da elaboração de projetos.

Prestadores de serviços para a era “inteligente”

Desde o início da década, os desenvolvimentos na tecnologia da Internet das Coisas (IoT) permitiram a ascensão do edifício “inteligente”.

Ter redes de sensores complicadas, entrelaçadas em novas construções, agora é a norma. Com isso, os sistemas de gerenciamento predial são capazes de controlar todos os aspectos da manutenção. Tudo isso reunindo grandes quantidades de dados valiosos.

Assim sendo, há uma enorme oportunidade para os arquitetos usarem os avanços tecnológicos que estão surgindo para criar edifícios mais inteligentes. Atualmente, uma boa arquitetura é muito mais do que apenas ser capaz de controlar a temperatura ou a iluminação dentro de um edifício.

Além disso, ao vincular a coleta de dados à tecnologia de realidade virtual (RV), os arquitetos podem ser a força motriz por trás de uma forma mais eficiente e tecnologicamente capacitada de serviço de manutenção predial.

Estamos vendo como os profissionais de manutenção podem ser equipados com headsets de RV, por exemplo, que podem mostrar instantaneamente onde um problema está em um prédio ou em uma sala. Eles terão todos os dados necessários para concluir um trabalho, sobrepostos na parede à sua frente.

Visualização em RV

Como já exploramos anteriormente, as ferramentas avançadas de visualização de design digital permitiram uma visualização mais completa em uma grande variedade de setores, desde a moda até a construção.

Texturas e materiais realistas permitem aos projetistas mais precisão em detalhes do que nunca, eliminando grande parte da “desconexão”. Desta forma, deixa de existir o fracasso em transmitir adequadamente uma ideia original a um cliente, que é a raiz de muitos problemas de design.

Para as grandes empresas de arquitetura, urbanismo e design, isso é incrivelmente útil.

A natureza das grandes empresas implica em que elas enfrentam uma grande quantidade de diferentes desafios de visualização: Quando estão fazendo paisagismo, precisam ter uma folhagem precisa; Quando projetam interiores, precisam mostrar exatamente como a luz vai encher uma sala.

Não contentes apenas com isso, os arquitetos estão empurrando a visualização para novos comprimentos, através da incorporação da realidade virtual (RV).

A RV dá uma melhor compreensão de como uma sala funcionará na prática, mesmo no estágio de design de conceito. Desta forma, os arquitetos podem então, adaptar e mudar os elementos conforme necessário, mais rápido do que jamais poderia ter sido antes.

De novidade a norma

A visualização RV é um serviço que os clientes podem esperar em breve. Ainda é uma novidade, mas dentro de dois ou três anos, fornecer aos clientes uma experiência de RV, se tornará a norma.

É a extensão natural do que está acontecendo atualmente com a visualização 2D e as placas gráficas estão agora, em um ponto em que podem fornecer uma ótima experiência, que o cliente aproveita.

Com a expectativa de serviços de qualidade, como o crescimento da visualização de RV, as ferramentas e plataformas usadas para criá-las precisam acompanhar o ritmo.

Paradigmas da arquitetura X tecnologia

Arquitetura e tecnologia sempre se cruzaram em uma encruzilhada precária. Em um sentido muito real, a arquitetura e o design são ciências aplicadas que utilizam pesquisa e desenvolvimento em tecnologia para impulsionar seu trabalho a novos patamares.

Desta forma, é possível apresentar prédios e produtos que são, não apenas mais interessantes, mas também mais sustentáveis e úteis.

Tudo a partir de desenho e renderização digital, documentos e construção estão se tornando mais fáceis de se fazer, com melhores resultados.

Tudo o que usamos no dia a dia está sendo afetado por avanços tecnológicos. Algumas dessas coisas são vitais para nossa vida cotidiana, outras simplesmente facilitam as coisas.

Estamos, no entanto, a caminho de remover a diversas barreiras da vida, permitindo que os humanos concentrem seu tempo nas coisas que mais importam.

Desta forma, há diversos produtos como, objetos de designs, edifícios e eletrônicos, que são verdadeiras maravilhas do mundo moderno. Assim, as pessoas ao redor do mundo, estão usando estes produtos, para ter a tecnologia como sua inspiração.

Os computadores estão se tornando mais rápidos, mais fortes e mais globalmente onipresentes. Hoje, cerca de 40% das pessoas no planeta têm acesso a um computador e à internet.

Esse número representa mais de 3 bilhões de pessoas e está crescendo a cada dia. Com tantas pessoas tendo acesso à tecnologia emergente, estamos aprendendo a melhor maneira de usá-las em grande escala.