Aço Corten na arquitetura.


Os aços patináveis, mais conhecidos como aço Corten são aços que contêm pequenas adições de elementos de liga, como cobre, fósforo, níquel e cromo, que em determinadas condições ambientais contribuem para a formação de uma pátina que protege esses aços da ação corrosiva na atmosfera oxidante de muitos ambientes urbanos.

 Foto: Pinterest
Além de conferir considerável resistência á corrosão atmosférica, esses elementos de liga também contribuem para a melhoria de propriedades mecânicas.
Esses aços foram desenvolvidos inicialmente nos Estados Unidos por volta de 1932 e receberam a denominação de COR-TEN como abreviação de resistência á corrosão (CORrosion resistance) e resistência à tração (TENsile strength).
Foto: BHTEC
Instituto BHTEC – Belo Horizonte – 2012
Arquitetos: Alexandre Brasil, André Luiz Prado,Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel
Embora esses aços inicialmente sofram corrosão de modo semelhante ao que ocorre nos aços carbono comuns, com o passar do tempo no caso dos aços patináveis a taxa de corrosão torna-se decrescente, e, após alguns anos, praticamente não ocorre corrosão.
A camada de óxido protetora apresenta uma textura fina e é altamente aderente ao substrato metálico agindo como uma barreira à entrada de oxigênio e umidade, evitando assim o prosseguimento da corrosão. A camada de óxido de ferro protetora dos aço patinável possui coloração avermelhada característica.
 Foto: Gattai
Os tipos principais de aços patináveis disponíveis no mercado são os aços “COR-TEN A” (que recebeu a designação ASTM A 242) de uso arquitetônico, “COR-TEN B” (ASTM A 588) de uso estrutural e ASTM A 606 para chapas finas.
Esses materiais não são recomendados para utilização em ambientes industriais em que a fumaça é altamente concentrada ou para aplicações em que devem ficarão enterrados ou submersos, pois nesses ambientes a camada de óxido protetora não se forma, ocorrendo corrosão semelhante à dos aços carbono comuns.
Foto: Blog Larissa Rodrigues
A título de informação técnica, o aço Corten é produzido em bobinas com chapas de 2, 3 e 6 metros, a partir de 2,0mm de espessura, é um Aço Laminado a quente. É também produzido em Chapas Grossas de 6 a 12 metros, nas espessuras de 1/4″- 6,35mm a 4″ – 100mm quatro Polegadas.
Podem ser fornecidos na cor natural, patinado para uso externo e patinado estabilizado para uso interno, com dimensões dos painéis 2x1200x2500 e 2x1200x3000 mm ou sob consulta. Na hora de comprar verifique com o revendedor o produto que melhor se adequa a seu projeto.
 Foto: Corten Industrial
O aço Corten é ideal para ser usado na arquitetura, pois possui características que são bastante vantajosas, tais como:
– Alta resistência à corrosão;
– Baixa necessidade de manutenção;
– Instalação fácil e rápida ;
– Alta resistência mecânica: a relação resistência-peso permite a utilização de seções mais leves, o que reduz os custos da obra;
– Durabilidade superior aos produtos feitos em aço carbono comum;
– Seu aspecto estético diferenciado;
– Material 100% reciclável.
 Foto: Flick Raul Lisboa
Museu de Mineralogia Djalma Guimaráes – Rainha da Sucata – BH
Arq. Éolo Maia e Jô Vasconcelos
O aço Corten pode ser encontrado em painéis, estruturas, placas, persianas, painéis vazados, revestimentos de fachadas, equipamentos urbanos, esculturas e de inúmeras outras maneiras.
 Foto: UOL
Casa Planalto – São Paulo – 2013
Arq. Flávio Castro, Claudia Reis e Jennifer Andrade
É um material fácil de combinar com outros materiais e em diferentes regiões climáticas, até mesmo em regiões litorâneas, é ao mesmo tempo rústico e contemporâneo e sempre causa um impacto nos ambientes.
Fonte: http://www.dicadaarquiteta.com.br/2016/05/aco-corten-na-arquitetura.html