MASP: estrutura proporção forma

O Masp é um edifício singular que está situado num ponto estratégico da cidade de São Paulo e, apesar de já ter aparecido em várias publicações anteriores – é uma obra bastante conhecida –, neste livro existe uma ênfase à estrutura e à proporção como princípios geradores de forma para demonstrar o quanto esse processo é essencial.

Neste livro resume-se o contexto histórico da cidade de São Paulo pelos anos 1940-60, destacando as principais influências e correntes arquitetônicas que se desenvolviam naquela época no país. Acrescenta-se uma resenha histórica que relata a origem do Masp, com informações sobre projetos que serviram de exemplo para a realização deste, croquis de outros projetos que poderiam ter sido implantados no mesmo lugar e registros das plantas originais e de fotografias de época, que determinam a trajetória até a efetiva construção.

Conta-se brevemente a trajetória de Lina Bo Bardi com projetos localizados na cidade de São Paulo, cidade onde ela passou a maior parte de sua vida profissional. Foi feita uma análise mais profunda do Masp, por meio de documentos existentes – desenhos e imagens – e desenhos desenvolvidos especial e especificamente para demonstrar sua construção: (re) desenho e (re) construção gráfica do edifício em duas e três dimensões, detalhando seu sistema estrutural, com objetivo de apresentar e compreender a obra.

O desenho, pois, além de constituir um instrumento de registro e descrição da realidade física, oferece a possibilidade de acentuar os aspectos da referida realidade que o observador considera adequados desde a perspectiva com que olha.1

Por fim são analisadas intervenções posteriores, várias delas extremamente discutíveis, apresentadas em imagens obtidas na biblioteca do Masp

 

1. PIÑON, Helio. “Teoría del proyecto”. Edicions UPC, ETSAB, 2005. p. 37.