COMO SABER SE AS CORES COMBINAM
Ao decorar espaços e fachadas, é muitas vezes difícil saber como combinar cores. Com tantas cores e tonalidades, as possibilidades de combinação são infinitas, mas o truque é determinar se podem ser utilizadas em conjunto.
A chave para as combinações de cores é observar se são cores complementares ou contrastantes, porque é isso que acaba levando à combinação. Em termos simples, as cores têm de fazer sentido quando misturadas, quer enfatizando-se quer complementando-se. Para descobrir, comece por verificar se as cores são diferentes ou semelhantes.
Se duas cores são muito diferentes, ou seja, naturalmente contrastantes, não lutam uma com a outra e podem ser usadas ao mesmo tempo. Contudo, a fim de alcançar a harmonia com o ambiente, é importante que pelo menos um ou ambos estejam presentes repetidamente no ambiente em diferentes pontos para manter o equilíbrio e a integração. Por exemplo, se um canto de uma sala tiver paredes azuis e o outro amarelo, as cores não lutarão entre si, mas a decoração perderá o seu significado. Para resolver este problema e harmonizar cores muito diferentes, basta colocar detalhes azuis junto ao amarelo e detalhes amarelos junto às paredes azuis, criando opostos entre as cores.
Cores semelhantes não corresponderão a menos que sejam do mesmo tom, apenas uma é mais clara ou mais escura, ou uma é muito suave e a outra muito brilhante e intensa. Por exemplo, não é bom usar um rosa pálido e intenso e uma laranja igualmente pálida e intensa juntos.
Paleta de cores semelhantes que combinam:
Paleta de cores diferentes que combinam:
Cores que combinam com preto, branco e cinza: a resposta é simples, são todas as cores. Qualquer tonalidade de cor neutra, brilhante ou pastel vai bem com o cinza, preto e branco, mesmo quando usado ao mesmo tempo, porque todos eles são absolutamente neutros. No entanto, cada combinação tem um efeito diferente. Quando combinado com cores claras, cria uma atmosfera mais calma e moderna, enquanto que quando combinado com cores neutras tais como creme ou madeira, cria um espaço mais acolhedor.
Cores que combinam com o amarelo: o amarelo não é uma cor difícil de combinar com outras cores, mas o seu aspecto brilhante e claro tende a funcionar bem com cores mais escuras, sejam neutras ou claras. Por conseguinte, funciona muito bem quando comparado com cores mais escuras ou secas, tais como cinza escuro, preto, azul marinho, roxo, verde escuro e vinho.
Cores que combinam com bege, creme e palha: cores neutras, mas ligeiramente amareladas, portanto cores secas, em vez de cores mais amareladas, ou cores que são exatamente a mesma tonalidade do bege ou creme mas consideravelmente mais escuras, funcionarão bem em conjunto pela lei do contraste e complementação.