WOOD FRAME – CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

O sistema construtivo Wood Frame faz parte dos tipos de construção que evitam desperdícios, pois não precisam que as paredes sejam quebradas para passar as tubulações e também dispensam o uso de fôrmas para pilares e vigas, já que as próprias paredes são estruturais.

Ele é composto por perfis de madeira estruturados, formando placas vazadas que são posteriormente fechadas por painéis de vedação, normalmente de OSB. Os perfis são feitos com madeira de reflorestamento, o que contribui para que o processo seja considerado ecológico.

considerado ecológico.

wood frame
Imagem: Tecverde.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Umas das primeiras dúvidas que vêm à cabeça quando se fala desse tipo de construção é em relação à resistência, pois tanto a estrutura quanto as paredes são muito leves. E na verdade esse tipo de construção é muito estável, pois as cargas são distribuídas em todas as paredes ao invés de pontos concentrados – que seriam os pilares. Além disso, para locais com terremotos, por exemplo, o risco de ruptura é muito menor do que nas construções mais rígidas, que não permitem nenhuma movimentação. É por isso inclusive que esse e outros sistemas desse tipo são muito usados nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

A leveza da estrutura também ajuda na hora da montagem, que em geral é mais rápida do que a construção em alvenaria.

Alguns cuidados devem ser tomados para proteção contra incêndios, no entanto, já que a madeira é um material inflamável. E para um melhor isolamento térmico e acústico, é possível usar materiais isolantes no meio das paredes, como EPS ou lã de vidro.

O Wood Frame pode ser feito com qualquer tipo de fundação, sendo a sapata corrida e o radier os mais utilizados, já que a distribuição das cargas é espalhada e uniforme.

Imagens: Tecverde

 

Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/wood-frame-construcao-sustentavel/