TELHAS SOLARES SUBSTITUEM OS PAINÉIS

As telhas solares já são utilizadas fora do Brasil, especialmente na Itália, onde foram criadas, e devem estar por aqui em breve. Trata-se de mais um material que busca associar a captação de energia solar de maneira integrada a elementos essenciais de uma construção, como as Janelas Solares e as Luminárias Solares.

Conhecidas como “Tegola Solare” e lançadas pelas empresas italianas Area Industrie Ceramiche e REM, elas são uma alternativa às placas solares convencionais, que ficam instaladas sobre as telhas. Esses painéis comuns são pesados e podem criar um efeito visual desagradável, enquanto as telhas solares são leves e discretas.

telhas solares - tegola solare - 1

A energia que elas são capazes de gerar também é bem interessante, pois em uma área de 40 metros quadrados são gerados aproximadamente 3KW de energia, ou seja, o suficiente para alimentar uma residência comum.

As telhas são feitas de cerâmica, e cada uma delas possui células fotovoltaicas embutidas, com a fiação passando sob o telhado até o conversor.

Como toda novidade tecnológica, elas ainda são mais caras do que os antigos painéis solares. Mas isso deve mudar com a sua popularização e maior utilização.

telhas solares - tegola solare - 2

Instalação das telhas solares

A instalação das telhas fotovoltaicas é feita de maneira similar à de qualquer outro telhado, e a empresa disponibiliza também a verão das telhas sem as placas solares, para que possa ser feita a composição de acordo com a captação de energia necessária. Em caso de danificação de peças, basta trocar a quantidade desejada por telhas novas, assim como se faz com as telhas comuns.

Imagens: Tegola Solare

Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/telhas-solares-substituem-os-paineis/