PISO DE MADEIRA – VANTAGENS E DESVANTAGENS

O piso de madeira é muito utilizado por deixar os ambientes aconchegantes e confortáveis. Ao mesmo tempo, exige alguns cuidados especiais.

Por que a madeira deixa os ambientes mais confortáveis

A madeira é um material com bom desempenho térmico, ou seja, sua temperatura é sempre agradável ao toque, sem ficar muito quente ou muito fria. E é um material absorvente, ou seja, os sons não rebatem tanto em sua superfície, ajudando a tirar o efeito de eco dos ambientes. Além disso, o desenho de seus veios naturais geram um efeito levemente rústico em qualquer espaço.

sala com piso de madeira 1530305

A manutenção do piso de madeira

A madeira natural exige manutenção periódica para refazer a camada protetora de verniz aplicada sobre ela. O tipo de madeira e o local interferem muito no tempo que a madeira resiste sem precisar de manutenção, sendo que em áreas externas, com muito vento e muitas chuvas, desgastam o material mais rapidamente. Além disso, não é aconselhável usar a madeira em objetos ou pisos que fiquem em contato direto com a água, como pisos de banheiro ou bancadas.

sala com piso de madeira 1

Tipos e preços do piso de madeira
    • Tábuas de madeira natural – Versão mais cara do piso de madeira, que ultrapassa o preço dos pisos vinílicos de melhor qualidade ou da maior parte dos porcelanatos, e sua manutenção exige mais cuidados do que os outros tipo de piso de madeira. Pode ser feita com madeira de reflorestamento e agrega nobreza e muito conforto aos ambientes. É muito importante, no entanto, checar a procedência da madeira natural para garantir que elas não venham com cupins. [continuar lendo]