IDEIAS PARA CONSTRUIR MANTENDO AS ÁRVORES DO TERRENO

24 de Janeiro de 2017 - 02:07

Na hora de construir em terrenos com árvores, é comum aquele procedimento inicial de “limpar” o terreno, ou seja, retirar toda a vegetação existente para começar a obra. Mas essa é uma postura agressiva e muitas vezes desnecessária, já que é possível construir respeitando as árvores, ou pelo menos uma boa parte delas.

Com essa postura, todos saem ganhando. Não é preciso gastar com a derrubada, a árvore continua seu ciclo de vida e sua contribuição com a qualidade do ar, e o resultado para a construção, em termos principalmente de proteção térmica, é muito melhor do que se a árvore não existisse. Os ambientes ficam agradáveis e até diferenciados.

construir entre árvores corallo house

Imagem: Casa Corallo, Paz Arquitectura

Uma alternativa é construir entre as árvores, criando uma volumetria que circunde a vegetação existente. As aberturas da casa ficarão assim mais protegidas e com um visual bem agradável.

construir entre árvores pikdit good guy home owner

Imagem: Pikdit

Outra opção é fazer rasgos no piso, na cobertura ou no muro que permitam a passagem dos galhos e troncos,  como se a árvore estivesse atravessando as superfícies. O efeito dessa solução é mais inusitado, e integra a natureza com a construção, simbolizando a harmonia entre as partes.

construir entre árvores wall street journal

Para rasgar pisos e coberturas, o mais prático é que isso seja feito em terraços ou até mesmo em varandas cobertas, que possam ter furos com passagem de água no caso de chuva. Mas não é impossível também fazer isso na parte interna da casa, com a devida vedação dos vãos entre as lajes e o tronco. É possível ainda criar jardins de inverno no local onde exista uma árvore de grande porte.

construir entre árvores saunders architecture

Imagem: Saunders Architecture

É fácil perceber que a retirada das árvores é então algo que muitas vezes fazemos sem pensar, pois sua existência não impossibilita que casas sejam erguidas de maneira alguma. E essa retirada é inclusive um procedimento mais dispendioso, dependendo da situação.

Imagem: Casa Corallo, Paz Arquitectura

Para construir respeitando as árvores, portanto, basta que exista essa preocupação desde o início do projeto, com boas idéias para mesclar as plantas à obra. Não custa nada, e o resultado é sempre mais interessante.

 

Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/ideias-para-construir-respeitando-arvores/