EM BREVE PODEREMOS TER JANELAS SOLARES

9 de dezembro de 2016 - 01:50

É muito conhecida a tecnologia de painéis solares sobre o telhado que geram energia através da luz do sol. Também existem luminárias solares, que funcionam sem fios, à base de energia captada por pequenos painéis que fazem parte da peça.

E a próxima novidade em termos de captação de luz solar para gerar energia para as construções deve ser a janela solar, que na verdade é uma tecnologia que permite a aplicação de uma película ou material líquido sobre o vidro ou outra superfície plana, e essa camada é capaz de absorver os raios do sol e produzir energia.

janela solar - 1 - solar window

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A grande dificuldade para a criação desse sistema, que vem sendo estudado há tempos, era manter a transparência das janelas, que ficavam opacas ou com cores muito fortes. Mas agora já existem materiais translúcido, com no máximo um leve escurecimento como se fossem lentes de óculos de sol, como o da Solar Window.

Uma grande vantagem desse sistema para os painéis sobre o telhado é que as janelas continuam captando os raios solares mesmo na sombra, já que eles identificam os raios não visíveis, ou seja, os que estão presentes mesmo quando não existe a luz propriamente dita, que pode estar coberta por nuvens. Ou pelo menos essa é a promessa. E outra promessa é que elas deverão gerar mais energia do que os painéis convencionais.

janela solar - 2 - solar window

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A empresa responsável por essa criação está agora captando investidores para lançar o produto em larga escala, e a previsão para que ele esteja disponível é de até 4 anos.

Imagens: Solar Window

 

Fonte: http://dicasdearquitetura.com.br/em-breve-poderemos-ter-janelas-solares/#respond