COMO GERAR BEM ESTAR NOS AMBIENTES

A arquitetura deveria ter sempre como foco principal o bem estar, usando a estética apenas como uma das várias ferramentas necessárias para atingir esse objetivo.

O bem estar dentro dos ambientes é basicamente uma sensação agradável, é se sentir bem em um espaço, muitas vezes sem nem saber o motivo.

grande abertura

Existem alguns fatores primordiais a serem analisados para criar essa sensação de bem estar nas construções e nos ambientes, além de personalizar a decoração com as características e gostos de cada um:

O bem estar gerado pela estética

É interessante que a aparência das construções e dos ambientes tenha uma boa dosagem e combinação de formas e cores, pois isso gera um sentimento agradável de harmonia e equilíbrio. Esse apenas não pode ser o único foco dos projetos de arquitetura.

bem estar nos ambientes

O bem estar gerado pela iluminação

A iluminação que gera bem estar é a iluminação adequada, tanto natural quanto artificial. Ou seja, não adianta ter luz natural demais dentro de casa, como luz direto na tela da TV ou excesso de luz solar em ambientes com pouca ventilação. É legal criar aberturas grandes, para privilegiar a iluminação natural e também criar sensação de espaço, mas isso precisa ser feito com critério, usando as posições e proteções adequadas, de acordo com cada situação. E a iluminação artificial, que é necessária à noite e é feita através de lâmpadas e luminárias, não precisa ser excessiva, ofuscando a vista, e sim garantir sensação confortável e acolhedora, normalmente através da iluminação reforçada em locais de trabalho e suave em locais de descanso, com o tipo e cor de luz e de luminária adequado para cada espaço e para cada função.

QUARTO 1

O bem estar gerado pela ventilação

A ventilação é essencial para trocar o ar dos ambientes e com isso evitar o acúmulo de impurezas no local. E não adianta usar ar-condicionado para fazer isso, porque ele promove uma certa circulação mas ao mesmo tempo reduz a umidade do ar, que é necessária para a nossa saúde e consequentemente para o nosso bem estar. O ideal é garantir a ventilação natural, com o vento que vem de fora. Para fazer isso, é importante ter aberturas nos locais certos, que recebam vento, e também criar um caminho para o vento dentro de casa, que é a chamada “ventilação cruzada”. [continuar lendo]