COMO COBRIR REVESTIMENTO CERÂMICO


Há vários métodos disponíveis para revestir azulejos de cerâmica de parede. A escolha do melhor método depende da situação individual e do resultado desejado.

1 – Revestimento de azulejos de parede com gesso.
Uma opção é cobrir os ladrilhos de cerâmica com gesso, caso em que o gesso cartonado é utilizado sobre os ladrilhos de cerâmica e fixado com parafusos. Esta é uma opção que permite que os azulejos sejam cobertos rapidamente e depois qualquer tinta pode ser aplicada, mas tem a desvantagem de tornar a parede mais espessa. Isto porque mesmo que os azulejos sejam cobertos com materiais impermeáveis, tais como azulejos de porcelana, a água passará através do rejunte e chegará ao reboco, que não deve ficar molhado.

2 – Cobrir o revestimento com tinta
A forma mais simples e mais económica é pintar os azulejos. Neste caso, só pode ser aplicada tinta, deixando o relevo formado pelo rejunte, ou uma fina camada de massa pode ser aplicada primeiro, seguida de uma camada de tinta, para que o relevo do rejunte desapareça completamente. Com o rejunte à mostra, o aspecto final é mais rústico e improvisado do que uma parede lisa, mas pode ser desejável se quiser apagar o desenho ou a cor dos azulejos, mas ainda assim manter um aspecto ligeiramente diferente, não-monótono.

3 – Revestir os azulejos com massa
Um método semelhante é cobrir os azulejos com massa, que pode ser uma massa de textura comum ou cimentada. O processo é semelhante à pintura, mas difere na medida em que acrescenta informação visual à parede, tais como veias texturizadas e o aspecto rústico da mistura cimentícia.

4 – Cobrir a parede com porcelanato
A desvantagem do revestimento cerâmico com tintas e massas (sem impermeabilização) é que não é possível cobrir azulejos em áreas que estão em contato frequente com água, tais como banheiros. Nestes casos, uma opção é deixar a cobertura aparentemente apenas no chuveiro ou cobrir os azulejos com porcelanato. Para este fim são utilizados azulejos de porcelana fina e leve, chamados porcelanatos slim, reduzindo a quantidade de argamassa necessária para a colocação. O investimento é maior e a espessura da parede muda ligeiramente, mas tem melhor aspecto, está menos exposta à água e mantém todo o ambiente na mesma.

5 – Revestir com pastilha adesiva
Os azulejos adesivos são adequados para o revestimento de cerâmicas. São fáceis de aplicar e podem ser terminados de várias maneiras. O adesivo pode ser aplicado no verso de azulejos normais ou resinados. E a boa notícia é que não é preciso de argamassa para assentar, basta limpar bem a superfície da cerâmica antiga e colar a pastilha, que são muito semelhantes aos azulejos feitos de outros materiais, devido ao seu alto relevo.

6 – Cobrir o revestimento com chapa de fibra
Outra opção, menos conhecida, é cobrir a cerâmica com uma placa de fibra chamada PRFV. O material é plástico reforçado com fibra de vidro, que reduz a espessura, pode ser molhado, é higiénico e durável. Ao contrário dos porcelanatos, que são mais finos e requerem uma pequena camada de argamassa para os colar à parede, estas chapas parecem mais atualizados e podem ser instalados num processo seco.