CASAS COM PÁTIO CENTRAL

Uma casa com pátio central é aquela que possui um espaço aberto no meio da casa, que pode ser totalmente fechado ou em forma de “U”, com o pátio na parte central.

PÁTIO CENTRAL

Casa com pátio central – Klopf Architetcture

Essa área pode ser um jardim, com gramado e plantas, ou então ter piso seco com vasos, ou até mesmo uma piscina. Independente do uso que se dê para o espaço, o efeito principal que ele cria é uma maior integração entre os ambientes que se voltam para esta área, além de maior luminosidade e ventilação. Se tiver muitas plantas, pode revitalizar praticamente toda a casa, ou pelo menos todos os ambientes que estiverem voltados para essa parte.

O resultado é obviamente proporcional à quantidade de janelas e portas presentes nas paredes que se voltam para o pátio, sendo maior a integração e a luminosidade quanto maiores forem as aberturas. Isso pode ser então regulado e controlado, de acordo com cada situação, mas de maneira geral é uma vantagem ter aberturas voltadas para um pátio central ao invés de voltadas para a rua, pois a privacidade é maior.

Casa com pátio central – Oller & Pejic

Amplas aberturas de vidro fazem com que a área externa e a interna se misturem completamente, dando a sensação que a casa é praticamente uma ampla varanda.

CASA COM PÁTIO CENTRAL

Casa com pátio central – Bourne Blue Architecture

O pátio central é um quintal mais privativo e aconchegante do que uma área externa que fique no fundo ou na frente da construção, por isso quanto mais intimista e confortável for a sua ambientação, mais ele cumprirá com o seu propósito.

CASA COM PÁTIO CENTRAL

Casa com pátio central – Workroom Design

O que fica claro, portanto, é a riqueza de possibilidades e sensações diferentes que podem ser geradas pela existência do pátio, simplesmente pela mistura entre as áreas cobertas e descobertas de maneira intercalada, ao invés de concentrada em um único bloco.

Tamanho necessário do terreno para criar um pátio central

Quanto mais largo for o terreno melhor, mas até mesmo terrenos estreitos podem ter um pátio central, se forem criados dois blocos, um na frente e outro mais no fundo, ligados apenas por um corredor ou ambiente estreito, dependendo das medidas disponíveis.

Cuidados na hora de criar um pátio central

Duas questões precisam ser observadas na hora de criar um pátio central para que ele não se torne um problema: A primeira tem a ver com a posição das aberturas, que devem ficar de frente uma para a outra apenas se forem ambientes que não precisem de privacidade, caso contrário os ambientes funcionarão como se fossem construções vizinhas muito próximas umas das outras.

A segunda questão a ser analisada é o tamanho do pátio em relação à incidência do sol. Se a construção for muito alta, o pátio deve ser maior para não deixar as demais paredes na sombra. Além disso, se for feita uma piscina nessa área é importante garantir que o local receba luz solar durante pelo menos a maior parte do dia, o que significa que ele deverá ficar voltado para o sol no lado aberto.