CASA COM ARQUITETURA ECONÔMICA E EFICIENTE

30 de março de 2017 - 21:30

Arquitetura é inteligência dos espaços e das construções, sejam elas econômicas ou luxuosas. É planejar as construções e os ambientes de maneira a gerar bem-estar e conforto, e isso tem a ver com soluções bem pensadas, e não necessariamente com investimento financeiro.

É bem frequente ver a ideia de contratar arquitetos associada com o destino fatal e cruel de gastar muito mais na obra. Isso pode acontecer, se a intenção for deixar a construção ou os ambientes mais requintados. Mas se a intenção não for essa, ainda assim cabe um projeto arquitetônico, pois ele pode otimizar o aproveitamento e o resultado dos efeitos em todos os espaços. Basta manter o foco na economia.

arquitetura econômica 1 - terra e tuma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa casa das imagens, projetada pelo escritório de arquitetura Terra e Tuma, é uma prova concreta disso. Grande parte do investimento, que ficou na faixa de 150 mil reais, ocorreu devido à necessidade de demolir a casa que estava no local, que estava literalmente caindo aos pedaços. A moradora estava vivendo de aluguel em outro local.

arquitetura econômica 2 - terra e tuma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A demolição em certos casos é a melhor opção, pois dependendo do estado das paredes, da cobertura e das instalações, a reforma fica muito mais complicada e até mais cara.

arquitetura econômica 3 - terra e tuma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os primeiros 4 meses então foram usados para desfazer a casa antiga, e a casa nova foi erguida em apenas 6 meses. O principal recurso utilizado para manter o baixo custo da construção foi o uso de blocos de concreto aparentes. O truque para deixá-lo com melhor aparência, mesmo sem acabamento, é executar com cuidado os rejuntes, para não deixar massa aparecendo de maneira muito irregular, e também não fazer janelinhas recortadas na parede, e sim grandes aberturas do piso ao teto.

arquitetura econômica 4 - terra e tuma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O resultado final é uma casa que parece e é rústica, mas que remete ao aspecto de loft, mais descolado, e não de casa mal feita. [continuar lendo]